Posto 3M

Posto 3M

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Inovações agradam e estimulam Grupo de Gestantes








A enfermeira Lara Trindade de Carvalho informou que o Departamento Municipal de Saúde está reformulando as atividades realizadas com os Grupos de Gestantes que recebem orientações semanais sobre os primeiros cuidados com os filhos recém nascidos.

“Fizemos um replanejamento do grupo de gestante. Com isso existem mais profissionais envolvidos, e a variedade dos conhecimentos transmitidos aumentaram consideravelmente”, explica Lara. A primeira grande mudança inserida neste ano foram os cursos de primeiros socorros para as futuras mamães. A receptividade deste abriu as portas para outras mudanças.

“Hoje abordamos os cuidados com o bebê, como por exemplo, o banho, a higiene bucal, e como desengasgar o bebê. Para isso fizemos uma aula pratica com a participação mais do que especial da bebezinha Mirela Balane Pardim e da auxiliar de consultório dentário Maribel Navarro de Almeida [tia da criança, e que também faz parte da equipe de saúde bucal]”, conta Lara.

De fato, a oportunidade de demonstrar às futuras mães como cuidar corretamente da higiene do recém nascido utilizando uma criança de verdade surtiu os resultados esperados e foi bastante elogiada pelas gestantes.

As enfermeiras Lara e Ariana Silva Costa (coordenadora da equipe ESF III - Zona Rural), juntamente com as demais profissionais de Saúde também aproveitaram a atenção redobrada das mães para abordarem outros assuntos: os testes do pezinho, da orelhinha e do olhinho; como evitar acidentes; amamentação; cólicas; coto umbilical; alimentação da mulher; apoio paterno e social; puericultura, e vários outros.

O curso foi aplicado a 16 gestantes, todas altamente satisfeitas com as informações recebidas nos encontros semanais. Durante o encontro marcado para esta sexta-feira (04), a enfermeira Andréa Panhoti Ribeiro falará sobre o trabalho de parto e o parto propriamente dito.

Lara, Ariana e a tia Maribel agradeceram à professora Marcela Navarro Balane, por ter permitido que a filhinha Mirela pudesse servir de exemplo para outras mães durante o curso.
[Assessoria de Comunicação do Executivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página