Posto 3M

Posto 3M

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Atendimento no CIS fica mais dinâmico e confortável

 FOTO 01 – Atendimento da Farmácia Municipal voltou a ser feito próximo à recepção e usuários agora possuem cadeira para aguardar
                         FOTO 02 – Novo saguão é amplo, confortável e climatizado
 FOTO 03 – Central de Esterilização foi completamente reformulada para atender normas técnicas rígidas
                                  FOTO 04 – Laboratório de Zoonoses já está em pleno funcionamento
Novo saguão de espera possui ambiente climatizado, portas automáticas e painel eletrônico de senhas

O atendimento aos usuários dos serviços de Saúde pública oferecidos no CIS (Centro Integrado de Saúde) está mais confortável desde a manhã desta segunda-feira, 14, quando a recepção voltou a funcionar na área desativada um ano atrás para reestruturação geral do saguão.

Além da nova recepção, a empresa J.A. Serviços de Alvenaria realizou obras de ampliação e adequação em outras áreas do prédio, como a Farmácia Municipal, a Sala de Esterilização e o novo Laboratório de Zoonoses. O valor global do contrato foi de R$ 235.300,96. Deste total, R$ 216 mil vieram de repasses feitos pelo Programa Qualis UBS (2ª Fase), da Secretaria de Saúde do Estado.

LABORATÓRIO DO CCZ - As adequações começaram pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) onde foi construído um laboratório para pequenas intervenções clínicas em animais. O local também já está realizando o teste rápido da Leishmaniose (o LVA – Leishmaniose Visceral Americana). “Nossa capacidade de realização destes testes está condicionada à quantidade de kits enviados a Castilho pelo Governo do Estado. No momento, estamos trabalhando com 300 exames que é a quota que nos foi liberada”, explica o médico veterinário dr. Everton Rogério Ferraz Gasparelli, diretor do Centro de Controle de Zoonoses. Antes da construção do novo laboratório, estes testes eram realizados no Instituto Adolfo Lutz de Andradina. Agora realizados pela própria equipe, os exames asseguram mais agilidade na retirada dos animais confirmados como positivos, diminuindo os riscos de contágio. “Demos mais um passo significativo para controlar a Leishmaniose, mas precisamos que a população mantenha seus quintais sempre limpos e que recebam bem os agentes de zoonoses e sigam suas orientações”, finaliza Everton. A ampliação do CCZ obedece a determinações impostas pelo Instituto de Análises Adolfo Lutz, órgão nacional credenciado pelo Ministério da Saúde.

SAGUÃO e ESTERILIZAÇÃO – A sala de esterilização de instrumentos e utensílios cirúrgicos também foi completamente readequada para atender as normas impostas por profissionais da Vigilância Sanitária. Durante o período de reforma, a desinfecção dos materiais aconteceu junto ao Centro Odontológico.

Mas é na recepção que os usuários notarão as maiores diferenças. O novo espaço é completamente fechado por vidros transparentes, possui ambiente climatizado, e o atendimento é feito através do sistema de senhas que levam em consideração as normas de atendimento prioritário para idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais.

Neste novo espaço, os cidadãos contam com uma sala para agendamento de consultas, uma para entrega de exames e atualização de cadastros e também uma sala para acolhimento onde são oferecidos alguns serviços como a aferição da pressão, por exemplo. A Farmácia Municipal também ganhou cadeiras e o atendimento voltou a ser feito próximo à recepção.

Para o prefeito Joni Buzachero (PSDB), as melhorias no CIS vêm ao encontro de antigas reivindicações populares e vai agilizar o atendimento com maior qualidade. “Graças a Deus o Governador Geraldo Alckmin sempre atendeu aos nossos pedidos e trabalhou em benefício da Saúde Pública em Castilho. Este dinheiro veio para o Fundo Municipal de Saúde e não tem interferência de nenhum deputado”, finalizou Joni.
[Assessoria de Comunicação do Executivo]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página