Posto 3M

Posto 3M

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Empossados novos conselheiros da Educação


FOTO 01 – Conselho Municipal de Educação é formado por 20 representantes de vários segmentos

FOTO 02 – O Conselho do Fundeb tem entre as suas atribuições verificar os gastos do Fundo de Desenvolvimento da Educação
                                                        CRÉDITO: Mel Rosalez/Cortesia

O Departamento Municipal de Educação empossou na semana passada os titulares dos dois conselhos que são fundamentais para formulação da política municipal de melhoria na qualidade do ensino público.

Composto por 20 membros, o Conselho Municipal de Educação está agora sob a presidência do professor Giovane Vicente da Silva, representante dos diretores da rede municipal de ensino. Os demais integrantes deste colegiado representam o próprio Departamento de Educação; diretores da rede pública de ensino; os professores de Educação Básica I e II; do Ensino Médio; das duas categorias de Educação Infantil (EMEIs e Creches); pais de cada uma destas categorias de Educação Infantil; pais das escolas municipais “Dijanira Bozzo Jorge”, “dr. Youssef Neif Kassab”, “Mauro Roberto Manoel”, “Maria Dauria Silva Oliveira”, “Maria Aparecida Buzachero Bandeira”, “EE Armel Miranda” e “EE Professor Dário Giometti”; representantes dos estudantes (emancipados); representante das Associações Culturais; representante dos funcionários técnicos da Administração e, representante da Apeoesp.

A principal atribuição do Conselho Municipal de Educação é emitir pareceres sobre a aplicação das verbas públicas, incluindo os valores destinados à APAE, mantendo estreita relação com a Educação do município como um todo.

Já o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) reúne 11 membros e desde a semana passada é presidido por Débora Morgana Rodrigues Batista, que é uma das duas representantes dos pais de alunos neste conselho. O grupo reúne também um representante do Departamento de Educação, um dos professores das escolas da rede pública, um representante dos diretores das escolas, um representante dos servidores técnicos, dois representantes dos estudantes emancipados, um representante do Conselho Municipal de Educação, um conselheiro tutelar e um representante do Poder Executivo, além dos já mencionados representantes dos pais dos alunos.

Entre as atribuições do Conselho do Fundeb está o acompanhamento de cada uma das receitas e despesas assumidas em nome do Fundo, sendo facultado aos seus membros realizar o acompanhamento do desenvolvimento da Educação diretamente nas escolas.

O mandato de cada Conselho é de dois anos, com a possibilidade dos seus membros serem reconduzidos mais uma vez ao cargo. As reuniões são realizadas mensalmente, mas é possível que os conselheiros sejam convocados extraordinariamente em caso de necessidade.
[Assessoria de Comunicação do Executivo]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página