Posto 3M

Posto 3M

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Começa segunda etapa da vacinação contra o HPV

Vacinação acontecerá nas escolas, mas pais que preferirem, podem levar suas filhas até o Centro de Saúde

Com o tema “Proteção para as meninas, Saúde para as mulheres”, campanha é realizada nas escolas públicas de Castilho

A infecção pelo HPV é a principal responsável pelo câncer do colo de útero no Brasil. A cada ano, surgem 15 mil novos casos e 5 mil mulheres morrem. A vacina é a principal forma de prevenção, por isso é importante que toda a menina de 9 a 13 anos receba as três doses da vacina HPV. Ela é segura, de graça e está incluída no Calendário Nacional de Vacinação.

Em Castilho, a segunda fase da campanha começou neste mês de setembro e será realizada nas escolas municipais e estaduais. “Trata-se de mais uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Educação. Ainda não foram apurados os números exatos de meninas que serão imunizadas até o final do próximo mês, mas a vacinação será feita no próprio ambiente escolar, em datas diferenciadas para cada unidade de ensino”, adianta a enfermeira Sandra Pereira de Souza Marques.

Para que as meninas possam ser imunizadas, os pais devem assinar o Termo de Consentimento que é entregue aos filhos antes da data da vacinação. “Se por acaso algum pai preferir trazer a filha ao Centro de Saúde, pode fazer isso sem problema algum”, explica Sandra.

As meninas que não vacinaram na primeira campanha em março e que estão com idade até 14 anos, também devem procurar o Centro de Saúde. A vacinação contra o HPV ocorre em três fases: inicial, segunda após seis meses e a terceira após cinco anos da 1ª dose. Só então a menina estará realmente prevenida contra o câncer de colo de útero.
[Assessoria de Comunicação do Executivo]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página