Posto 3M

Posto 3M

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

A WSPA - Sociedade Mundial de Proteção Animal

Programa STEPS chega ao Estado de São Paulo


Quarta-feira, 04 de Dezembro de 2013, 09:28:44
 Manejo
A WSPA – Sociedade Mundial de Proteção Animal inicia os cursos de capacitação do Programa Nacional de Abate Humanitário (Steps) no Estado de São Paulo, na próxima segunda-feira, dia 09/12, de 08h às 19h, na Superintendência Federal de Agricultura do Estado de São Paulo (SFA-SP). Os cursos serão ministrados pela equipe do Programa Steps da WSPA, com duração de três dias (09, 10 e 11/12) e serão focados no manejo das três principais espécies abatidas no estado (bovinos, aves e suínos).
A abertura oficial das capacitações contará com a presença do Diretor Nacional da WSPA Brasil, Reinaldo Lourival; do Dr. Francisco Jardim, Superintendente Federal da Agricultura no Estado de São Paulo; do Dr. José Eduardo Alves de Lima, Diretor do Grupo de Defesa Sanitária Animal; do Dr. Francisco Turra, Presidente Executivo da UBABEF (União Brasileira de Avicultura), além de representantes de associações do setor.
Durante o ano de 2014, a WSPA focará seus treinamentos no Estado de São Paulo, contemplando os responsáveis técnicos nas plantas frigoríficas, além dos inspetores federais, estaduais e municipais. O Estado de São Paulo tem cerca de 100 frigoríficos estaduais e 85 frigoríficos federais. “A previsão é que sejam realizados 40 cursos de capacitação para formação destes profissionais. Técnicos da indústria, servidores federais e estaduais e representantes de associações de classe receberão informações práticas e teóricas visando à melhoria do manejo e o atendimento às normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)”, informou José Rodolfo Ciocca.
De acordo com a estimativa do Anualpec 2013,  3,22 milhões de bovinos são abatidos anualmente no Estado de São Paulo, ou seja, 7,5% da produção nacional, tornando SP o 4º maior estado no ranking brasileiro. No caso de frangos, o Estado representa 12% do abate nacional, ou seja, 727 milhões de 6 bilhões de frangos abatidos anualmente. O abate de suínos gira em torno de 1,6 milhão de animais, o que significa 4% da produção nacional apenas no Estado.
Os frigoríficos e associações interessados em inscrever profissionais para o curso poderão enviar um e-mail para steps@wspabr.org até o dia 05/12. A WSPA ainda está fechando a agenda de treinamento para o ano de 2014 e definindo a programação junto a frigoríficos do Estado de São Paulo. As indústrias que tiverem interesse nos cursos para o próximo ano devem enviar um e-mail para steps@wspabr.org. Os treinamentos recomeçam em fevereiro.
Fonte:  WSPA
Fonte: Boletim Avicultura Industrial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página