Posto 3M

Posto 3M

sábado, 25 de maio de 2013

Materia do EX Presidente João Goulart






 Família de João Goulart quer exumar seu corpo para comprovar se o ex presidente foi assassinado ou não         
Ronaldo D. Dantas    DRT44906/SP                                                                                                                                                                  Com informações do Jornal Zero Hora                          de Porto Alegre
A família do ex presidente João Goulart já havia manifestado o desejo de exumação do seu corpo durante audiência pública da Comissão da Verdade em março deste ano, em Porto Alegre. Na ocasião, o governador Tarso Genro lembrou sua atuação como ministro da Justiça e falou sobre a solicitação feita à Polícia Federal, em 2010, de um inquérito para investigar a morte de Jango. A ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, também defendeu a investigação no Ministério Público Federal, onde o processo tramita desde 2007.
A exumação deve apurar a suspeita de que Jango tenha sido assassinado por envenenamento, em dezembro 1976 durante exílio na Argentina, o que contraria a versão oficial de que ele foi vítima de um ataque cardíaco. Uma cápsula contendo algum veneno teria sido colocada no frasco de medicamentos que Jango tomava regularmente para combater problemas no coração.
O plano para a morte do ex presidente teria sido executado por agentes da ditadura uruguaia durante a Operação Condor (uma aliança entre as ditaduras militares da América do Sul nos anos 1970 para perseguir opositores dos regimes), a pedido do governo militar brasileiro. Os militares suspeitavam que João Goulart estivesse planejando sua volta ao Brasil por ter recuperado os seus direitos políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página