Posto 3M

Posto 3M

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Não podemos ficar no esquecimento, vamos a luta



Estamos repassando essa noticias, no intuito de alertar nossos políticos castilhense.

RESERVA DE ARGILA É DESCOBERTA EM SÃO PAULO

Agência FAPESP – Um relatório do instituto de Pesquisa Tecnológico (IPT) aponta a descoberta, no oeste do estado de São Paulo, da quarta maior reserva de argila do Brasil, calculada em torno de 135 milhões de toneladas.
A quantidade é suficiente para abastecer as indústrias cerâmicas do Arranjo Produtivo Local (APL) da região por 85 anos, para fabricação de blocos, lajes e telhas. O relatório final foi entregue pelo secretario de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, na semana passada, no município de Panorama, a 687 km da Capital.
A matéria-prima encontrada tem grande espessura da camada de minério e pequena espessura da camada de solo que cobre o minério, o que a torna muito atrativa para as minas produtoras de argila para a indústria cerâmica.
Segundo a secretaria de Desenvolvimento, a nova reserva, dividida entre dois campos localizados nos municípios de Castilho e Presidente Epitácio, poderá transformar a produção de argila em um dos principais fatores de desenvolvimento da região. Os próximos passos serão os licenciamentos ambientais das áreas pela Secretaria do Meio Ambiente e a concessão dos direitos de extração pelo Departamento Nacional de Produção Mineral.
Os estudos do IPT foram financiados pela Secretaria de Desenvolvimento por meio do Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem). Os levantamento desenvolvidos incluíram o reconhecimento geológico das áreas de pesquisas, nos campos de Castilho e Campinal (Presidente Epitácio),a execução sistemática de sondagens; a coleta de amostras e a caracterização tridimensional dos depósitos de argila encontrados.
Foram realizados 186 furos de sondagem a trado (rotação de um dispositivo cortante) na área Castilho e outros 119 nas áreas Campinal, além de análises granulométricas (tamanho dos grãos), ensaios cerâmicos, análises químicas e raio X. AS informações coletadas foram reunidas, consolidadas e tratadas, permitindo a elaboração de mapas e do relatório final.
A região do vale do rio Paraná abriga 236 pequenas e microempresas especializadas na produção de peças de cerâmica vermelha, que geram cerca de 1,5 mil postos de trabalho. Com a construção da Usina Hidrelétrica Sergio Motta e o enchimento do reservatório de Porto Primavera, as águas cobriram as jazidas de argila tradicionalmente lavradas pelos ceramistas locais, o que inviabilizou seu uso.
A partir daí, o abastecimento do APL vinha sendo feito por meio do estoque edificado em local seco pela antiga Companhia Energética de São Paulo(Cesp),mas o local está próximo á exaustão, o que coloca em risco a atividade ceramista da região atingida.
As prefeituras de Junqueirópoles, Panorama e Pauliceia recorreram á Secretaria de Desenvolvimento, por meio do patem, para a realização de estudos que indicassem a viabilização de novos campos para produção sustentável de argila e que culminaram com o dimensionamento e a caracterização tecnológica dos dois novos campos.
A Secretaria de Desenvolvimento de São Paulo, por intermédio do Patem,, financia serviços especializados do IPT para obtenção de laudos técnicos em municípios de pequeno e médio porte.
Fonte – Jornalista Edir Jesus
Essa descoberta foi em 2009, Precisamos correr atrás dessa fonte de empregos e renda para nosso município.

A nossa reportagem entrou em contato com a INCOESP(Cooperativa das Indústrias Cerâmicas do Oeste Paulista) da cidade de Panorama SP para obter informações mais ate agora não tivemos sucesso.

Sabemos que essa cooperativa já  tem concessão de uma boa parte dessa argila em nosso municipio 

Olarias de Castilho que Podem Ser Beneficiadas com este Projeto. 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página