Posto 3M

Posto 3M

quarta-feira, 27 de maio de 2015

“Pais precisam assumir responsabilidade de educar seus filhos”, avisa juiz


Uma palestra proferida na tarde desta segunda-feira (25) pelo Juiz Thiago Henrique Lopes Teles no anfiteatro do CIEC, reuniu dezenas de pais e alunos da escola municipal “dr Youssef Neif Kassab”, diretores, professores, a dirigente regional de Ensino, assistentes sociais, conselheiros tutelares e representantes da Câmara Técnica de Combate às Drogas e Violência.

O tema do bate-papo foi a responsabilidade dos pais e responsáveis pelas crianças no processo de educação dos mesmos e a necessidade de maior participação dos mesmos em todas as etapas de aprendizagem dos alunos.

Em apenas meia hora de discurso, dr. Thiago explicou claramente os limites dos papéis dos professores, frisando bem aos pais que os filhos devem ser educados “em casa”. “A escola é lugar de aprendizagem para a vida e os pais tem o dever de acompanhar esta etapa na vida dos seus filhos, comparecendo à escola e apoiando o trabalho realizado pelos professores”, afirmou.

O juiz da 3ª Vara da Infância e Juventude foi duro em suas palavras, advertindo os pais que os juízes têm sido rigorosos no cumprimento da lei, punindo tanto os adolescentes infratores quanto os pais omissos que não assumem suas obrigações.

Igualmente enfática foi a diretora regional de Educação Selênia Silvia Witter de Melo. Em 15 minutos de discurso ela reforçou as palavras do Juiz pedindo maior comprometimento dos pais com a educação de seus filhos e que estes imponham limites aos menores antes que seja tarde demais. “Se agora estamos precisando fazer uma reunião destas pra discutir o péssimo comportamento de alguns alunos quem tem até 12 anos, imaginem só os problemas que outros professores, alunos e os próprios pais enfrentarão quando eles chegarem aos 14 ou 15 anos, idade na qual as crianças se acham donos da verdade e de seus próprios passos”, advertiu.

Pouco antes do término do encontro, dr. Thiago deu um prazo para que as mudanças de comportamento das crianças ocorram. Do contrário, adotaria as medidas legais que podem envolver suspensão dos direitos dos pais sobre os filhos, perda da guarda, prisão e até multa. Como parte do entendimento, Juiz e pais firmaram alguns compromissos, dentre os quais um bastante aplaudido pelos professores: nada de celular dentro das escolas.

O professor e advogado Wilson Paganelli, presidente da Câmara Técnica de Combate às Drogas e Violência, informou que a íntegra dos pronunciamentos do dr. Thiago e da dirigente Selênia serão transmitidos pela rádio comunitária local neste final de semana em horário ainda a ser definido com a direção da emissora. “Os temas abordados interessam aos pais de todo o município e é importante que todos façam o mínimo de esforço possível para ouvir atentamente as palavras de ambos”, finalizou Paganelli.

[Assessoria de Comunicação do Executivo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página