Posto 3M

Posto 3M

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Queda na arrecadação limita possibilidade de reajuste para funcionalismo





Discussão permaneceu polarizada entre o Prefeito Joni e o advogado do Sindicato do funcionalismo público. Vereadores não se manifestaram em nenhum momento da reunião



Proposta apresentada pela Prefeitura beneficia principalmente funcionários que recebem menores salários dentre todas categorias

O Prefeito Joni Buzachero (PSDB), vice Paulo Boaventura (PMDB), assessores da equipe técnica de Governo e alguns vereadores estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (20) com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais para discutirem a proposta final de reajuste salarial apresentada pela Prefeitura.

Após vários cálculos feitos pelo setor de Finanças, Joni chegou à conclusão que os cofres públicos não suportariam um reajuste superior a 1% nos salários sem comprometer a continuidade de outros serviços essenciais à população (como Saúde, Moradia e Educação, por exemplo).

O setor de Finanças também alertou o Prefeito que, ao conceder um aumento maior, o Município poderia atingir o limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal e, consequentemente, haveria a possibilidade de demissão de pais de família.

Para minimizar o impacto da inflação sobre a renda do funcionalismo neste último ano, Joni anunciou que se a proposta for aceita, o Vale Alimentação passará para R$ 455,00 já no próximo mês. O reajuste no Vale chega a 8,33%, ficando acima do índice da inflação, que foi apurado em 8,12%. O aumento também mantém o Vale Alimentação pago pela Prefeitura de Castilho entre os mais altos concedidos por órgãos públicos e privados de toda a região.

O setor de Finanças ressalta que os servidores com menor salário na escala de referências (R$ 1.040,00) serão os mais beneficiados. No caso destes servidores, o reajuste dos salários somado ao aumento no Vale configuram um rendimento extra de 4,37% sobre o salário atual.

Questionado pelo advogado do Sindicato se esta era a proposta final da Administração e se o percentual de reajuste não poderia ser renegociado, Joni foi objetivo: “Não serei inconsequente e irresponsável com nenhum pai de família. Se eu der um reajuste maior do que isso estarei colocando os próprios salários de vocês em risco num futuro não muito distante se a atual crise econômica e queda na arrecadação continuarem. Ainda mais agora, com o anúncio da data de venda da Usina de Jupiá, que elimina nossas esperanças de manter uma arrecadação estável como vinha sendo nas últimas décadas.”

Apesar da presença de vereadores na reunião, as tratativas foram mantidas polarizadas entre o Prefeito Joni e o advogado do Sindicato. Os representantes do Sindicato anunciaram que vão convocar Assembleia Geral para discutir a proposta da Prefeitura. Até o fechamento desta reportagem, a data da Assembleia dos sindicalizados não havia sido anunciada.
[Assessoria de Comunicação do Executivo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página