Posto 3M

Posto 3M

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Autorizada a criação de polo naval em Tijucas-SC


A Prefeitura de Tijucas autorizou na última terça-feira a implantação do Tijucas Marine Center, primeiro empreendimento do polo náutico do município. O loteamento industrial terá 550 mil metros quadrados divididos em 60 lotes e 1 mil metros de frente para o mar no bairro Santa Luzia. Uma área de 2,4 hectares, no interior do complexo, está reservada para a implantação de um centro universitário voltado à construção e o designe naval. A Universidade do Mar Frederico Segundo, da Itália, firmou protocolo de intenções com o município para se instalar no empreendimento.
As empresas que devem se instalar no empreendimento, fabricam, comercializam e distribuem peças para o mercado naval de esporte recreio e entretenimento. Segundo o vereador Jean Carlos dos Santos (PSC), responsável pelo projeto quando estava à frente da Secretaria de Indústria e Comércio, empresas que atuam no segmento em Santa Catarina manifestaram interesse pelo local. “Elas buscam mais espaço para os seus empreendimentos. Há diversos empresários que fabricam suas embarcações em barracões diferentes e precisam transportar as peças para que elas sejam unidas em outros locais. Aqui isso não será necessário”, explicou.
Num primeiro momento a área não contará com carreira de lançamento de embarcações ao mar.  Todo o material será retirado por via terrestre. Por isso o empreendimento terá vias largas e fica distante apenas 1 quilômetro da BR-101. No futuro os responsáveis pelo empreendimento sonham com um canal de acesso ao mar, já que o calado na região é reduzido em função da lama depositada na região pelo rio Tijucas.

VALORIZAÇÃO DO RIO TIJUCAS

Ao incentivar esses empreendimentos, segundo o prefeito Valério Tomazi, Tijucas quer deixar de viver de costas para o rio Tijucas. “O setor é que tem um dos maiores potenciais de geração de emprego e renda no nosso município”, destacou. O município ainda sonha com o desassoreamento da foz do rio Tijucas, mas já percebeu que não precisa necessariamente do empreendimento para ver crescer o setor náutico.
Além do Tijucas Marine Center, outro empreendimento será construído no Sul do rio, às margens do rio Tijucas com foco semelhante. São 22 estruturas que já começaram a ser construídas. O município ainda trabalha pela chegada de um grande estaleiro para a construção de lanchas e iates. Segundo Jean, as negociações estão adiantada, mas o empreendimento ainda dependerá de licenças ambientais de implantação, instalação e operação.
Todos os empreendimentos do Tijucas Marine Center devem receber ainda os incentivos dos programas estaduais Pró-emprego e Pró Moradia, já garantidos pelo governo do estado, reduzindo o ICMS para as empresas que se instalarem no condomínio.
Fonte - www.opetroleo.com.br - (23/06/2016) - Estamos só repassando

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página