Posto 3M

Posto 3M

sábado, 25 de junho de 2016

Criação de termelérica pode render R$ 50,5 bilhões ao Amazonas


reserva de gás no Amazonas chama a atenção de investidores. Agora, além do uso do gás para alimentar a indústria e usinas termelétricas em Manaus, nesta semana, o governador José Melo recebeu executivos da Rosneft Brasil, subsidiária brasileira da empresa russa que substituiu a HRT Participações. No encontro, o grupo apresentou o projeto que visa a implantação de umatermelétrica em Carauari, com linha de transmissão de 790 quilômetros até Manaus, onde se interligará ao Sistema Nacional de Energia (SIN).
O projeto teria uma receita de R$ 50,5 bilhões, num período de 25 anos, na forma de royalties, participação especial e ICMS, além de promover a expansão da interiorização do atendimento elétrico aos municípios do Amazonas.
De acordo com os executivos da Rosneft os estudos mostraram que a termelétrica seria competitiva no leilão de energia do Governo Federal. “Temos todo o interesse em atrair investimentos que possam nos ajudar a desenvolver o interior do Amazonas”, afirmou José Melo. Na ocasião, o governador colocou à disposição do projeto a equipe de governo, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplan-CTI), que atua no desenvolvimento da nova matriz econômica do Estado.
O Amazonas é o terceiro maior produtor de petróleo e gás natural do Brasil e responde por 15% de toda produção de gás em território nacional. De acordo com a Agência Nacional de Petróleo (ANP), foram produzidos no Estado 115.185 mil barris de óleo equivalente por dia no mês de abril de 2016, sendo 24.773 barris diário de petróleo e 14,37 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural. Em todo o país, a produção de gás apresentou um crescimento de 1,5% em relação ao mesmo mês de 2015. Já a produção do petróleo teve aumento de 1,1% comparado com igual período do ano anterior.
Mesmo com a altíssima qualidade do petróleo encontrado no Amazonas, são as reservas de gás que fazem da região um mercado potente na esfera econômica. A quantidade de gás no município de Coari, a 421 km de Manaus, coloca o local como maior produtor terrestre de gás natural. De acordo com  informações da Companhia de Gás do Amazonas Cigás) no segmento não-térmico, o volume comercializado em maio foi de 97.213 metros cúbicos de gás/dia.
FONTE _ www.opetroleo.com.br - (25/06/2016) - Estamos só repassando essa matéria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página