Posto 3M

Posto 3M

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Obras de fábrica vão abrir 450 vagas de emprego


Enquanto vários setores reduzem investimentos diante do pessimismo sobre o cenário atual, segmentos como o de madeira ganham projetos que vão trazer mais competitividade para a indústria, principalmente a moveleira do Estado. Uma fábrica de MDF, que começa a ser construída ainda no próximo mês em Pinheiros (Pará), deve gerar renda e emprego não apenas durante as obras, mas vai dar possibilidade de receitas ao homem do campo, com o cultivo e manejo do eucalipto, a matéria-prima do novo negócio.
A pedra fundamental da indústria desse ramo no Estado será lançada na sexta-feira e dá largada à instalação do negócio que, até o pico da construção, vai gerar 450 vagas de trabalho. Quando começar a operar, em janeiro de 2018, a nova indústria deve abrir cerca de 150 vagas diretas. Outras 450 oportunidades de trabalho na área florestal devem ser criadas.
O empreendimento, tocado por um grupo de 38 acionistas, pertence à empresa Placas do Brasil, fundada em 2011 com o objetivo de atender a uma reivindicação antiga de donos de fábricas de móveis, que compram hoje, com custo mais alto, as chapas de fornecedores de São Paulo e de Estados do Sul do país.
O presidente do conselho de administração da corporação, Luis Soares Cordeiro, explica que a principal vantagem do negócio para a indústria moveleira será a possibilidade de baratear em até 15% os gastos com o material. “As empresas moveleiras do Estado têm espaço no mercado interno e em outras regiões do país. Mas a questão logística atual reduz a margem de lucro, problema que será resolvido com a fábrica”, explica.
O projeto, que deve entrar em julho na fase de terraplanagem do terreno, prevê investimentos na ordem de R$ 388 milhões. O parque industrial produzirá cerca de 25 mil metros cúbicos de chapas, sendo 12 mil revestidas.
O secretário do Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, explica que o projeto é importante por conectar o processo industrial à cadeia produtiva do agronegócio. “Vai trazer mais eficiência e ampliar o mercado das empresas de móveis locais”.
A escolha de Pinheiros para receber o empreendimento foi baseada num mapeamento que identificou 94 mil hectares propícios para a plantação de eucalipto. A Placas do Brasil fechou negócios com 164 produtores rurais, detentores de 18 mil hectares de espaço, para o cultivo. O número de parceiros atingirá mais de 200 pessoas. Segundo o presidente do conselho, já existe uma base de 12 mil hectares plantados (cerca de R$ 80 milhões), 3 mil já devem atender a demanda para o início da produção em janeiro de 2018. “Vamos ter a fábrica mais moderna do país. A nossa tecnologia permitirá um controle on-line da qualidade da produção”, acrescenta Cordeiro.
FONTE - www.opetroleo.com.br - (23/06/2016) - Estamos só repassando

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página