Posto 3M

Posto 3M

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Equipes de Saúde tiveram semana repleta de atividades

              Dra. Maisilys palestrou sobre dengue no Postinho do bairro Laranjeiras


O plenário da Câmara foi completamente ocupado durante a palestra proferida pela Enfermeira treslagoense Mirian Yuriko


Esta última semana de abril foi marcada por uma rodada grandiosa de atividades promovidas pelo Departamento Municipal de Saúde e Vigilância, incluindo a 7ª Conferência de Saúde ocorrida na terça-feira (28).

No dia seguinte, (quarta-feira, 29), foi a vez das equipes de saúde do bairro Laranjeiras promoverem uma palestra com a comunidade para tratar sobre o perigo da dengue e reforçar as orientações para manutenção da limpeza nos quintais.

A palestra aconteceu no próprio Postinho de Saúde do bairro. A orientação dos presentes ficou à cargo da médica da equipe, dra. Maisilys Osorio Jimenez. A enfermeira Luceli Aparecida de Albuquerque Abrão informou que o tema da palestra foi escolhido devido ao aumento do número de notificações de casos suspeitos e casos confirmados.

TREINAMENTO – No dia 30 (quinta-feira) foi realizado na Câmara Municipal um treinamento para todos os Agentes Comunitários de Saúde de todas as Equipes Estratégias Saúde da Família (zona rural e urbana).

A palestra foi conduzida pela Enfermeira Mirian Yuriko Girata, que integra o quadro pessoal da Rede Municipal da Atenção Básica de Três Lagoas/MS. Miriam, que é Enfermeira Obstetra e Professora Assistente do Curso de Graduação em Enfermagem da UFMS - Campus de Três Lagoas na disciplina Saúde da Mulher, falou a um plenário lotado e atento sobre o câncer de colo de útero.

Entre os assuntos abordados, Miriam destacou a importância do exame preventivo (conhecido também como papanicolaou), além de trabalhar a questão do câncer de mama: autoexame das mamas, alterações que podem ser encontradas nas mamas visivelmente e a palpação, acompanhamento através de exames de imagens.

O reforço nos conhecimentos ajudará as equipes de saúde no trabalho de orientação realizado diariamente nos lares das mulheres castilhenses.
[Assessoria de Comunicação do Executivo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página