Posto 3M

Posto 3M

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Câmara assume compromisso e aprova Plano Municipal de Educação


Plano Municipal foi apresentado aos castilhenses em Assembleia realizada dia 08 de junho, no CIEC
 No encontro desta segunda, Edna destacou importância do apoio oferecido pela dirigente regional de Ensino, Selênia Silvia Witter de Melo


Durante reunião, educadores que participaram da elaboração do PME, receberam elogios dos vereadores pela dinâmica e competência

Durou aproximadamente 40 minutos o encontro entre membros da Comissão Especial composta para discussão e elaboração do Plano Municipal de Educação válido para o próximo decênio (2015/25) e vereadores. A audiência com os parlamentares foi requisitada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, presidida pelo vereador Daniel Batista de Oliveira (PSL) com objetivo de esclarecer dúvidas do Legislativo sobre as metas da Educação castilhense para os próximos 10 anos.

Dos 11 vereadores atuais, apenas o presidente Wagner de Souza Oliveira (PV) não pode comparecer por estar acompanhando familiar ao médico. Com a palavra, a diretora de Educação Edna Antunes explicou como foram traçadas as 20 metas elaboradas sobre um profundo diagnóstico da realidade escolar do município, frisando que o PME não trata exclusivamente da rede municipal, engloba também as escolas estaduais.

“Este Plano é bastante abrangente. Por isso sua elaboração foi delicada. Como engloba inclusive a rede estadual de ensino, não podemos traçar metas que obriguem o Estado a cumprir determinações que julgamos aplicáveis à rede municipal, como delimitar a quantidade de alunos por sala de aula, por exemplo. Asseguramos que todo o processo retomado no segundo semestre do ano passado foi abrangente, tratado diretamente em cada núcleo pelos responsáveis de cada área, que agiram como interlocutores de todos os professores”, explicou Edna.

VANGUARDA - Castilho é a única cidade na região que está aprovando seu segundo Plano Municipal de Educação. O primeiro, de 2004, venceu no ano passado, mas dois anos antes os dirigentes de educação local já estavam discutindo as mudanças necessárias para a próxima década. Apesar do trabalho já estar bastante adiantado, a Comissão Técnica decidiu aguardar que o Governo Federal promulgasse o Plano Nacional de Educação no ano passado, para promover os ajustes necessários em Castilho.

“Muitos Municípios decidiram contratar empresa para elaborar seus planos e pagaram verdadeiras fortunas por isso. Nós fizemos os nossos e temos orgulho, responsabilidade e consciência plena do que estamos apresentando aos senhores vereadores”, assegurou Edna. A diretora acrescentou ainda que o PME pode ser revisto a cada dois anos, ocasião em que as metas podem ser ampliadas, reduzidas, melhoradas de acordo com a realidade do diagnóstico que será realizado continuamente nos próximos 24 meses.

CONFERÊNCIA – O Plano Municipal de Educação 2015-2025 foi apresentado aos castilhenses no último dia 08 de junho, durante a Conferência Municipal de Educação. Apesar da divulgação prévia feita por propaganda volante e na rádio comunitária local, a plateia foi composta quase exclusivamente por professores e, ainda assim, não foram apresentadas novas sugestões ou alterações no texto.

O texto definitivo dos trabalhos foi encaminhado à Câmara para votação e o prazo final para sua aprovação é o dia 24 de junho de 2015. Portanto, caso os vereadores não o aprovassem na sessão desta segunda-feira (22), Castilho seria punido com a suspensão de verbas do Governo Federal, comprometendo todo o funcionamento da rede.

VOTAÇÃO – Logo após o término da sessão legislativa, o vereador Ailton Pereira de Souza (PV), confirmou à Assessoria de Comunicação a aprovação do PME por unanimidade. “Cumprimos o compromisso que firmamos com os Educadores durante a reunião realizada na Câmara esta manhã. Confiamos plenamente na eficiência e competência dos responsáveis por este segundo e histórico Plano de Educação”, afirmou o parlamentar.

Na elaboração do PME, Edna destacou principalmente o apoio recebido da Diretoria Regional de Ensino, nas pessoas do Supervisor de Ensino Marcos Vargas e da diretora Selênia Witter de Melo, bem como da UNDIME – União dos Dirigentes Municipais de Educação.
[Assessoria de Comunicação do Executivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página