Posto 3M

Posto 3M

terça-feira, 16 de junho de 2015

Grupo de Diabete Melito forma 1ª turma no programa de Cuidados às Doenças Crônicas





A atenção básica à Saúde, valorizada com a implantação da Estratégia da Saúde da Família na década de 90, é a porta de entrada do usuário aos serviços de saúde pública. O modelo assistencial proposto na criação da ESF é descentralizar o atendimento bem como servir como orientador e estruturador dos cuidados ao usuário.

Buscando a qualidade de atendimento às doenças crônicas mais comuns e visando aprofundar o conhecimento dos usuários dos serviços de Saúde do Município de Castilho sobre o Diabete Melito (doença crônica com cerca de 26,4 milhões de pessoas afetadas nas Américas Central e do Sul e com projeção para mais de 40 milhões em 2030), foi criado em o Grupo de Diabete Melito – Zona Rural. A iniciativa é uma conjunção de ideias entre as três equipes de Saúde da Família sob a supervisão das enfermeiras Andreia Panhoti Ribeiro, Lara Trindade de Carvalho e Karen Raquel Milhan. Do grupo participam também uma equipe multiprofissional que inclui o médico Luiz Satochi, a farmacêutica Isabel Cristina, o odontólogo Carlos Tencarte, a nutricionista Nadir Daroz e o educador físico “professor Toninho”, além do apoio indispensável das técnicas de enfermagem Michele Taíza, Mônica Bezerra e Maria de Fátima da Silva Santos.

SELEÇÃO DO GRUPO - Os primeiros usuários convidados para participação no grupo foram selecionados dentre as três equipes de Saúde da Família rural. No total, treze participantes iniciaram o grupo em setembro do ano passado, sendo que os encontros foram distribuídos em nove datas de lá para cá. Nestas reuniões foram abordados temas como: o que é e quais são os tipos de diabete melito? Quais são suas manifestações, diagnóstico e fatores de risco? Quais são as formas de tratamento medicamentoso e não medicamentoso (aqueles à base de uma alimentação equilibrada, saudável e a prática de exercícios)? Manejo da insulinoterapia e aferição da glicemia capilar. Complicações agudas e crônicas do diabete melito. Avaliação de feridas e dos pés. Saúde bucal e os cuidados pessoais do indivíduo com a doença.

OS ENCONTROS – No decorrer da programação do grupo, os usuários falaram sobre suas dificuldades no manejo da doença e as formas como solucionavam suas manifestações clínicas. Cada qual descreveu as características de sua doença, narrando desde o início dos sintomas até o momento do diagnóstico e, desde então, como foi o início do tratamento com medicamentos, os efeitos colaterais causados pelos remédios e outras experiências individuais.

A equipe relatou, no entanto, que “infelizmente ocorreram muitas faltas dos usuários durante a programação devido, principalmente, à dificuldade de deslocamento até a unidade onde se realizavam os encontros, pois a grande maioria depende de transporte coletivo”, menciona o relatório de atividades.

Os profissionais envolvidos neste programa também apontam a coincidência de datas das sessões em grupo com consultas médicas especializadas em outras cidades. Independente destas adversidades, o relatório indica que a grande maioria compareceu a mais de 80% dos encontros.

ENCERRAMENTO – O último encontro presencial do grupo aconteceu na tarde desta segunda-feira, dia 15, na sala de oftalmologia do Centro Integrado de Saúde. Na ocasião, o sr. João Rodrigues dos Santos – morador do Assentamento Nossa Senhora Aparecida (São Luiz) recebeu da equipe coordenadora do programa um brinde em reconhecimento por ele ter participado de 90% dos encontros (só não esteve presente em um, em virtude de uma consulta agendada no AME/Andradina).

[Assessoria de Comunicação do Executivo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página