Posto 3M

Posto 3M

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Programa Saúde na Escola orienta famílias sobre cuidados com a obesidade

Avaliação realizada no ano passado revelou que o problema atinge aproximadamente 50% da clientela escolar do “Mauro Roberto”

As nutricionistas Márcia Brito (Educação) e Ivani Anjos (Saúde) realizaram uma palestra sobre alimentação saudável para pais de alunos da escola “Professor Mauro Roberto Manoel”, no bairro Laranjeiras, na tarde desta terça-feira (23). A atividade integra o Programa Saúde na Escola e, infelizmente, apenas 10% dos pais de alunos matriculados naquela unidade de ensino compareceram à palestra cujo conteúdo foi de excelente qualidade.

A abordagem sobre a obesidade foi escolhida porque, segundo a Agente de Instrução, Educação e Comunicação – Samantha Del Negro, uma avaliação antropométrica (mede o IMC – índice de massa corporal) realizada nas crianças desta escola em novembro do ano passado, constatou um alto índice de crianças com peso elevado.

“Das que foram avaliadas, mais de 50% tiveram resultados entre obesidade, sobrepeso e risco de sobrepeso. Por isso a palestra foi planejada com a intenção de conscientizar esses pais sobre a importância de uma alimentação saudável para toda a família”, explica Samantha.

Moradores do bairro Laranjeiras também tiveram a oportunidade de conhecer o tema através da dra. Maisilys Osório Gimenez. Na tarde desta quarta-feira (24), ela realizou um trabalho em grupo com os pais/responsáveis pelas crianças constatadas com obesidade na mesma avaliação antropométrica do ano passado, estendida às crianças da CEI Criança Feliz.

De forma clara e direta, dra. Maisilys apresentou aos poucos pais presentes os riscos e problemas causados a essas crianças pela obesidade nessa fase. Outro enfoque dado por ela diz respeito às consequências futuras de se negligenciar uma alimentação saudável para estas crianças que, na vida adulta, poderão apresentar problemas de obesidade, hipertensão e diabetes, além de vários outros problemas de saúde e até de convívio social. Segundo Samantha, o estudo indicou cerca de 16 crianças às quais será oferecido acompanhamento médico e com nutricionista às que apresentaram obesidade.

O ciclo de palestras se encerra na próxima quarta-feira, dia 1º de julho, quando as nutricionistas Márcia Brito e Ivani Anjos estarão na CEI “Criança Feliz” às 19h00, com orientações de mesma temática.

SOBRE O PROJETO - O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação, instituído em 2007, pelo Decreto Presidencial nº 6.286. É uma Política de saúde e educação para crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública para promoção de saúde e educação integral. Dentro desse programa de educação e saúde, devem desenvolver várias ações em conjunto.

Em Castilho foram escolhidas as escolas “Professor Mauro Roberto Manoel” e CEI “Crianças Feliz” por motivos distintos. A primeira por ser uma escola prioritária e que o programa exige que seja trabalhada. Já a segunda é porque uma creche deveria ser escolhida para realização de trabalhos considerados essenciais pelo programa.
[Assessoria de Comunicação do Executivo]


LEGENDA: Palestras começaram nesta terça, na escola Mauro Roberto, com as nutricionistas Márcia Brito e Ivani Anjos, que na próxima quarta-feira estarão na CEI Criança Feliz. Nesta quarta, a dra. Maisilys também falou sobre obesidade a pais que residem no Laranjeiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página