Posto 3M

Posto 3M

terça-feira, 14 de julho de 2015

Do leite para o Urucum













Seu Jaime Biagi da Cruz é um dos muitos assentados batalhadores da nossa cidade de Castilho, seu Jaime que é do assentamento Rio Paraná desde 1993 vem na luta para poder alcançar o sustento da família sempre sonhando em dias melhores seu Jaime começou com 15 vacas leiteira, com o tempo para ajudar no orçamento e melhorar sua renda seu Jaime começa a plantar mandioca, mas com o tempo o lucro já não estava dando nem para pagar o frete.
Em certa ocasião foi feita uma reunião com o ITESP (instituto de terras do estado de são Paulo) com uma empresa no ramo de plantio de Urucum da cidade de Monte Castelo, a Brasil Urucum, seu Jaime com a ajuda de alguns amigos entre eles o vice-prefeito Paulo Boaventura foi o pioneiro no plantio de Urucum em nosso município.
Hoje seu Jaime já está na sétima colheita, onde ele seu Jaime comenta com muita alegria que já ampliou sua renda anual no mínimo 7 vezes mais, “hoje trabalho menos e ganho mais, comprei até um barco para nas horas vagas pescar um pouco, concluiu seu Jaime com risos” (ver fotos), e para está colheita a perspectiva é muito grande para esse ano se acredita que se colhera mais de 12.000 quilos de Urucum.
Além de muito sucesso pessoal seu Jaime agora se torna uma referência no plantio de Urucum no estado de são Paulo, recentemente um grupo de assentados vieram da cidade de Bauru em uma van, estiveram em Castilho no assentamento para ver como se realizava o plantio.
Muito feliz com o sucesso seu Jaime convidou o amigo e incentivador o vice-prefeito Paulo Boaventura para tomar um café e ver o início da colheita da perto, onde podemos ver a felicidade de ambos onde tempos atrás foram os pioneiro naquilo que está se tornando forte em nosso município.
Na volta passamos também no sitio da dona Ana Belmiro uma senhora de 69 anos de idade com muita força e animo disse ao jornal independente “plantar Urucum foi o maior e melhor investimento que fiz em minha vida, graças a DEUS, completou dona Ana com muita alegria”
Neste mesmo dia ainda estivemos em uma reunião em outro lote, no mesmo assentamento com o Sr. Antônio Pereira Neves que é presidente da Urucum brasil a empresa que trabalha junto com os assentados, que trouxe para uma palestra o Sr. Plinio Péricles Mansim da Purchaser supply Chain, que estava tratando sobre o comercio atual e futuro do Urucum Brasil.

Mudas de Urucum
URUCUM
Nome Científico: Bixa orellana (Bixaceae).
Características: Espécie de baixa estatura, 3-5 m, copa baixa e densa e tronco medindo entre 15 e 25 cm de diâmetro, revestido por cacas com ritidoma reticulado. Suas folhas são simples, pecioladas, membranáceas, glabras e com 8-11 cm de comprimento. As flores são róseas e reunidas em inflorescências terminais. Os frutos são cápsulas arredondadas, revestida por espinhos moles, contendo muitas sementes duras e cobertas por arilo vermelho (corante).
Locais de Ocorrência: Distribui-se naturalmente na floresta pluvial da região Amazônica até a Bahia, geralmente ao longo dos rios.
Madeira: Leve, mole, coloração amarelada e de baixa durabilidade natural sob qualquer condição. É utilizada para a produção de lenha.
Aspectos Ecológicos: Planta perenifólia, pioneira, característica da Floresta Amazônica. Ocorre preferencialmente em solos férteis e úmidos de beira de rios. Produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis que possuem, também, propriedades condimentares e tintoriais. A árvore é cultivada em muitas regiões do país para exploração de suas sementes e para ornamentação. Além disso, pela rapidez de crescimento em ambientes abertos, pode ser plantada em áreas degradadas de preservação permanente.

Plantio e Utilização
Para maiores informações entrar em contato com:
Departamento de Desenvolvimento Econômico tel.: (18) 3741-1662

Urucum Brasil tel.: 918) 3855-1328







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página