Posto 3M

Posto 3M

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Em Brasília, Joni e Bento lutam para evitar mais prejuízos para os Municípios


 FOTO 01 – Secretária Executiva da Associação, Terezinha Sperandio, e os prefeitos Joni e Bento reuniram-se com o diretor da ANEEL nesta quarta-feira. Em Brasília
FOTO 02 – Uma das preocupações dos prefeitos é que a estação de Hidrobiologia e Aquicultura da Cesp continue em atividade para garantir piscosidade nos rios da região

Prefeito protocolou ofícios junto à ANEEL e Ministério das Minas e Energia, visando manutenção da Estação de Hidrobiologia e permanência de Castilho como sede da Usina de Jupiá

Nesta quarta-feira (22), o prefeito Joni Buzachero (PSDB) esteve novamente em Brasília participando de reunião entre a AMUSUH – Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidrelétricas e autoridades do governo federal. O principal objetivo de Joni neste encontro foi sensibilizar a União para impedir que a arrecadação de ICMS de Jupiá deixe de ser feita em Castilho, como aconteceu recentemente com Pereira Barreto.

Desde o último dia 8 de julho, a Usina de Jupiá vem funcionando sob o novo sistema de cotas porque venceu o período de concessão à CESP. A estatal paulista continua na administração de Jupiá até a empresa que vencer o leilão assumir a função, o que está previsto para acontecer neste próximo mês de setembro. Com o novo sistema já em vigor, Castilho está perdendo arrecadação do ICMS.

ESTAÇÃO DE HIDROBIOLOGIA - Joni se recusa a ficar de braços cruzados enquanto a principal fonte de receita do Município se esvai. Em sua luta incessante, ele protocolou em Brasília os ofícios no 251/15 - endereçado ao Diretor–Geral da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) Romeu Donizete Rufino e ao Relator da ANEEL no Leilão Processo -48500-.002043/2015-62; e no 252/15 - endereçado ao Ministro de Estado das Minas e Energia, Carlos Eduardo de Souza Braga. Nestes documentos, Joni solicita a manutenção da Estação de Hidrobiologia e Aquicultura de Jupiá, unidade esta imprescindível para manter o equilíbrio ambiental no que diz respeito à povoação de peixes no rio Paraná. "Este é um pedido sério e muito importante não só para Castilho, mas para toda a região, ainda mais agora que Castilho luta também para ser Município de Interesse Turístico", justificou o prefeito.

MANUTENÇÃO DA SEDE - Outra ação de extrema importância tomada por Joni foi protocolar também, os ofícios nos 248 e 249/15, endereçados às mesmas autoridades já mencionadas, solicitando que registre no EDITAL DE LICITAÇÃO para realização do leilão da Usina de Jupiá que a empresa vencedora, em razão da Lei 12.783, de janeiro de 2013, mantenha Castilho como município sede, responsável pela emissão de documentos fiscal local. É esta medida que pode prevenir que Castilho enfrente além da iminente queda na arrecadação, a evasão definitiva do ICMS obtido sobre a produção de energia elétrica, como em Pereira Barreto.

“Queremos evitar prejuízos ainda maiores para toda a população castilhense, já que o novo sistema, implantado em 08 de julho deste ano, já provocará queda vertiginosa de arrecadação do ICMS, calculado em torno de 70%”, finalizou Joni.
[Assessoria de Comunicação do Executivo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página