Posto 3M

Posto 3M

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Semana da Agricultura Familiar registra público médio de 50 pessoas/dia


FOTO 01 – A abertura da 2ª Semana da Agricultura Familiar foi feita por Dirson Semenzin, pelo engenheiro agrônomo Júlio Theodoro e pelo médico veterinário Leonardo Guimarães
 FOTO 02 – O industrial Cyro Cavalcante relatou resultados surpreendentes do plantio experimental da mamona no assentamento Pendengo e Fabrício Scian explicou à plateia o funcionamento e vantagens do sistema de irrigação por aspersão
 FOTO 03 – De acordo com o DDES e a Cati, cerca de 50 pessoas assistiram as palestras em cada um dos dois primeiros dias da programação

O Departamento de Desenvolvimento Econômico e Social da Prefeitura de Castilho confirmou na tarde desta terça-feira (28), que pelo menos 50 produtores rurais participaram em cada um dos dois primeiros dias de palestras oferecidas pela programação da 2ª Semana da Agricultura Familiar.

Realizada no Anfiteatro do Centro Integrado de Educação e Cultura (CIEC), a programação tem início sempre às 13h com término previsto para as 17h dos dias 27 a 30 de julho. A escolha da data marca exatamente a semana em que os calendários nacionais dedicam dias específicos para homenagear os agricultores brasileiros.

Para realizar o evento, a Prefeitura contou com o apoio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e a colaboração de grandes empresas como a Cavalcante Agroindustrial, a espanhola Raesa, a Nutriplan, a Matilat, Banco do Brasil dentre outras.

O ciclo de palestras começou com o tema “Comércio Alternativo”, abordado pelo Tecnólogo em Agronegócios Dirson Clerio Semenzin. A seguir foi a vez dos produtores conhecerem um pouco mais sobre “Nutrição avícola em sistema semi confinado”, apresentado pelo engenheiro agrônomo Júlio Theodoro de Oliveira Neto. Fechando o ciclo do primeiro dia, o médico veterinário dr. Leonardo Veri Spinola Guimarães tratou sobre “Sanidade Avícola”.

Na terça-feira foi a vez do empresário Cyro Cavalcante – proprietário da Cavalcante Agroindustrial falar a uma plateia altamente interessada sobre o “Cultivo da Mamona”. O industrial prendeu a atenção do público ao apresentar os excelentes resultados de sua experiência de plantio da mamona no assentamento Pendengo, em Castilho, onde atingiu uma produção muito superior às expectativas mais promissoras que tinha. É exatamente por conta destes resultados satisfatórios que Cyro anunciou a implantação de uma filial de sua fábrica em Castilho já no próximo ano. Depois dele, Fabrício Scian Beinotti falará ao público presente sobre as opções em “Sistemas de Irrigação”. Importante destacar que esta cultura está ganhando destaque em Castilho após 14 famílias iniciarem o plantio da mamona em 35 alqueires de terras no segundo bimestre deste ano.

A programação continua nesta quarta e quinta-feira. Um dos temas escolhidos para este dia 29 foi os “Desafios da Produção de Leite”, assunto este que será tratado pelo médico Veterinário Clodoveu Nicolas Colombo Júnior, a partir das 13h. Além dele, a Cati e o DDES convidaram o engenheiro Agrônomo Adalberte Stivari para discorrer sobre o tema “Irrigação de Pastagem”.

OLERICULTURA – Para falar sobre este ramo da horticultura, a Prefeitura convidou o engenheiro Agrônomo Roberto Yassuo Shirasaki. É ele quem abrirá o quarto e último dia desta rica programação abordando o tema “Sistema de Produção Agroecológico”. E, finalizando as atividades, o engenheiro Agrônomo Humberto Sampaio de Araújo tratará sobre a “Comercialização de Hortaliças”.

OUTRAS INFORMAÇÕES – Todos os interessados em participar dos últimos dias de programação desta Semana da Agricultura Familiar podem obter maiores informações no Departamento de Desenvolvimento Econômico e Social, localizado no cruzamento das ruas Nagib M. Zahr com José Ribeiro, pelo telefone (18) 3741-1662 ou encaminhando e-mail para desenvolvimentocastilho@starsnet.com.br. Informações também podem ser obtidas pessoalmente na CATI-Castilho, localizada na Casa da Agricultura (cruzamento das Avenidas Presidente Vargas com Samira Zahr), pelo telefone (18) 3741-1194 ou pelo e-mail ca.castilho@cati.sp.gov.br.
[Assessoria de Comunicação do Executivo]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página