Posto 3M

Posto 3M

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Pagamento por Serviços Ambientais será ampliado no Paraná - estamos só repassando


A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos vai ampliar o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) – remuneração econômica para proprietários de terra que mantém os recursos naturais conservados – para as cidades de Castro, São José dos Pinhais e Piraquara. Os editais para contratação dos diagnósticos econômicos e socioambientais das bacias dos rios Piraquara 2, Miringuava (Piraquara e São José dos Pinhais) e São Cristovão (Castro) já foram publicados. O levantamento serve para implementar o PSA em cerca de 900 propriedades próximas a essas três bacias de abastecimento público.
Concurso valoriza ideias para a energia solar
Estão abertas até o dia 12 de maio as inscrições para universitários e pós-graduandos de todas as áreas do Brasil para o Desafio Solar. A iniciativa, do Greenpeace Brasil e incubadora de negócios sociais NESsT Brasil, está em busca de universitários com ideias criativas de modelos de negócios que possibilitem a democratização da energia fotovoltaica – e ainda tragam benefícios sociais aos brasileiros. A energia solar fotovoltaica tem vantagens ambientais por ser renovável. No entanto, apenas 0,02% da matriz energética brasileira é solar. Após se inscrever no site, os estudantes com as melhores ideias serão selecionados para entrar no Desafio e terão treinamentos online e presenciais para aperfeiçoar os projetos e apresenta-lo a possíveis investidores. Para se inscrever, basta acessar o site Desafio Solar.
Inventário Florestal do Paraná entra na sua 2ª fase
O Inventário Florestal do Paraná – estudo que envolve medições e levantamentos sobre a situação atual das florestas naturais e plantadas- já está entrando na sua 3ª fase. Com o Inventário será possível obter um diagnóstico qualitativo e quantitativo das florestas que servirão para fundamentar a política florestal do estado; fornecer informações para o zoneamento-econômico-ecológico para a atividade florestal e subsidiar a identificação e definição de áreas prioritárias para a conservação de ecossistemas degradados.
Encontro Brasileiro de Observação de Aves
Se você é biólogo, observador de aves ou simplesmente adora passarinhos, anote já na agenda: o Instituto Butantan, em São Paulo, receberá, de 20 a 22/05, o 11º Encontro Brasileiro de Observação de Aves – Avistar Brasil 2016. A programação, gratuita, inclui exposições, palestras, oficinas para crianças e adultos e lançamentos de livros, entre outras atividades. O evento está associado à programação da Semana do Meio Ambiente, do Instituto Butantan.
Cabras são mais eficientes do que herbicidas no controle de pragas
Pesquisadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, analisaram o uso de cabras no combate a uma praga comum e o resultado foi muito melhor do que com o uso de químicos. Localizada na região costeira dos Estados Unidos, a área tem sofrido com a incidência do Phrgmites australis, uma vegetação semelhante a um capim, que chega a três metros de altura e invade as zonas úmidas, matando gramíneas nativas e alterando a função dos pântanos. Para resolver este problema, os produtores costumam usar herbicidas químicos. Mas, além de contaminar o meio ambiente, a alternativa é uma solução temporária. Com ouso das cabras, os cientistas identificaram uma alternativa de baixo custo e sustentável, em que as plantas nativas se reestabelecerem com maior facilidade. Ao final do experimento, a diversidade de espécies nativas tinha aumentado em cinco vezes.
Fonte - www.opetroleo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página