Posto 3M

Posto 3M

segunda-feira, 23 de março de 2015

Agentes estão ativos na realização de busca ativa, pulverização e orientação, mas população precisa reforçar o compromisso de limpeza

Começa a Semana Estadual de Combate à Dengue


Apesar de Castilho não ter registrado casos mais graves de Dengue e Chikungunya, o Departamento Municipal de Saúde promete não diminuir a pressão sobre o mosquito e continua convocando a população a manter a vigilância. A mais nova ação não só aqui, mas em todo o Estado, é a realização da Semana de Combate à Dengue, que segue de 23 a 27 deste mês.

A Agente de IEC, Samantha Del Negro, informou através de nota encaminhada à Assessoria de Comunicação da Prefeitura nesta segunda-feira (23), que o município ‘vem enfrentando neste ano uma situação difícil quanto à problemática dengue’. Ela justifica seu apontamento acrescentando que já foram registrados, até o momento, 39 casos confirmados da doença. “Embora a equipe de vetores e agente de saúde esteja trabalhando incansavelmente realizando visitas para orientação do morador e a eliminação de criadouros e aplicação de inseticida, se a população não colaborar, novos casos acontecerão, aumentando a chance de ocorrer mortes em consequência da dengue”, alerta Samantha.

ARRASTÃO - Durante a semana de 09 a 13 de março, o departamento de Saúde realizou um arrastão que retirou grande número de recipientes que podiam acumular água e vários outros que continham larvas dentro das residências visitadas. “Esta ação eliminou rapidamente uma grande quantidade de criadouros mantidos nos quintais, porém, se a população não mantiver os cuidados permanentemente, esta ação se torna ineficaz e em poucos dias teremos novos criadouros expostos às chuvas que vem ocorrendo”, analisa.

De fato, os números apontados nas visitas casa a casa mostram que grande quantidade de larvas são encontradas em recipientes já conhecidos de toda a população e bastante divulgados pela mídia, como os vasos de plantas e pratinhos que não recebem os cuidados necessários, além de pneus que são mantidos em locais descobertos e bebedouros de animais que deveriam ser lavados diariamente. “Muitos destes estão servindo de criadouros de mosquitos em várias partes da cidade. Temos ainda muito lixo jogado em terrenos baldios e encostas de ruas, que também servem de criadouros para o Aedes, e isso é inaceitável para um município onde a coleta de lixo é realizada diariamente”, pontua Samantha.

CICLO REDUZIDO - Outra preocupação demonstrada pelo departamento municipal de Saúde é com a redução significativa no ciclo de desenvolvimento do mosquito. “Com as pancadas de chuva que tem ocorrido quase que diariamente aliada às altas temperaturas, o tempo de desenvolvimento do mosquito reduz de 14 para 07 dias, ou seja, temos muito mais mosquitos em bem menos tempo circulando e transmitindo a dengue. A ajuda da população é fundamental nesse período e, infelizmente, se a população não se conscientizar quanto ao problema e começar a agir cuidando e eliminando criadouros em seus próprios quintais, a situação tende a se agravar ainda mais, ampliando, inclusive, a possibilidade de registrarmos vítimas fatais como algumas outras cidades da região vem registrando.

Fiquem atentos aos sintomas:
Febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e nas articulações podem ser dengue. Procure uma unidade de saúde e não se automedique.
Elimine os criadouros do mosquito. Todos juntos contra a dengue.

[Assessoria de Comunicação/IEC]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página