Posto 3M

Posto 3M

sexta-feira, 20 de março de 2015

Prefeitura encontra solução criativa para se livrar dos restos de poda de árvores

 FOTOS1, 2 e 3 – Primeiros caminhões da Viralcool começaram a sair – completamente carregados, na semana passada



 Fabiano (canto inferior direito), explicou as novas medidas adotadas pela Prefeitura aos podadores

Material descartado na poda será depositado num único local, de onde será retirado e levado à Viralcool para ser transformado em energia

A Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura de Castilho firmou recentemente uma parceria com a usina Viralcool com o objetivo de resolver um antigo problema do município: a destinação correta dos restos das podas de árvores urbanas.

Desde a segunda semana de março, a empresa já está realizando a coleta destes resíduos. O material coletado não possui nenhuma serventia significativa para o município mas, uma vez processados na usina, galhos e folhas são transformados em energia elétrica, ao mesmo tempo que dão o destino ambientalmente adequado a estes resíduos.

“Com esta parceria também estamos procurando nos livrar de um outro grande problema: o depósito irregular de restos de poda em diversas áreas públicas e até mesmo nas margens de algumas estradas que conduzem à zona rural”, comemora Fabiano Teno, diretor da Divisão de Meio Ambiente.

A Parceria Público/Privada (PPP) não prevê repasses financeiros entre as partes e quaisquer despesas que possam surgir com o tempo, visando a melhoria do projeto, serão previamente discutidas e registradas por escrito.

ECOPONTO – Com esta nova dinâmica em funcionamento, a população começa a ser informada sobre o novo e único local onde será permitido o depósito de galhos, troncos, folhas e madeiras em geral no município. A área escolhida pela Prefeitura fica logo atrás do Recinto de Festas “Adão Severino Batista”, distante apenas alguns poucos metros de uma área que já vinha sendo utilizada para esta finalidade.

“Preferimos mover o ‘ecoponto’ um pouco mais à frente, para uma área de formato meio triangular que é toda cercada por alambrados e possui portões com cadeado. Esta medida é importante para evitar ou pelo menos dificultar que algum vândalo possa atear fogo no local, como aconteceu na semana passada, apenas um dia após a Viralcool retirar as primeiras carretas de resíduos dali”, explica Fabiano Teno.

Não foram fixadas datas para que a usina venha recolher as podas. Tudo dependerá da quantidade acumulada e as datas de retirada serão definidas através do contato direto entre a Divisão de Meio Ambiente e a Viralcool.

APOIO DOS PODADORES – Durante uma reunião realizada na Casa da Agricultura no final da tarde de quarta-feira (18), Fabiano explicou a parceria e novas regras de depósito a 09 podadores castilhenses que fazem desta atividade a principal ou parte indispensável da renda necessária ao sustento de suas famílias. Eles aprovaram a parceria com a Viralcool concordando que a mesma dará o destino adequado aos restos de poda. Também concordaram com a nova área de depósito e medidas adotadas pela Prefeitura para prevenir o vandalismo. O encontro também serviu para discutirem a possibilidade do grupo reunir-se numa Associação legalmente constituída visando benefícios para os podadores profissionais. Ainda neste ano, os podadores legalmente cadastrados na Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura, passarão por uma capacitação geral, abordando tipos de poda, uso de equipamentos de proteção, manutenção da limpeza urbana e trabalho em altura, dentre outros.
[Assessoria de Comunicação do Executivo]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página