Posto 3M

Posto 3M

terça-feira, 31 de março de 2015

Reunida com equipe de Governo, Câmara reconhece gravidade da crise econômica





Uma reunião com pouco mais de duas horas de duração realizada entre a equipe de governo do prefeito Joni Buzachero (PSDB), sua assessoria técnica e vereadores que compõem o Legislativo municipal, foi suficiente para esclarecer as dúvidas e convencer os parlamentares que o Município de Castilho está mesmo enfrentando problemas financeiros.

Também foi suficiente para entenderem a necessidade de adotarem medidas para evitar o comprometimento na qualidade dos serviços prestados à população e até mesmo a possibilidade de demissão de servidores públicos, como aconteceu na primeira quinzena de fevereiro na cidade sul-mato-grossense de Três Lagoas, onde a Prefeitura demitiu cerca de 600 servidores.

Apesar da audiência ter sido solicitada oficialmente pelos próprios vereadores, João Carlos Pereira Silva (o “Dêmis”, PR) e Flávio José do Nascimento (DEM) não compareceram e nem justificaram suas ausências. Independente disso, os outros 09 parlamentares presentes ouviram atentamente as explicações detalhadas pelos contadores Alberto Nunes, Weder Soares Rocha e Francisco Eduardo Gomes Assencio, Diretor da empresa Contares Consult, especializada em consultoria preventiva.

Aliás, é preciso destacar a importância da presença de Eduardo na audiência. A empresa que ele representa está há 16 anos no mercado auxiliando diversas prefeituras nas avaliações de suas reais situações financeiras e orçamentárias, elaboração do planejamento e orçamento público, orientação geral sobre as questões públicas relacionadas aos municípios e emissão de pareceres técnicos sobre assuntos que envolvam a execução orçamentária. Além de Castilho, a prefeitura de Ilha Solteira também é uma das clientes da empresa.

Para que os vereadores pudessem entender cada detalhe do Orçamento Municipal, uma espécie de “manual prático” foi elaborado pela equipe técnica, explicando o que é e para que serve cada imposto arrecadado pelo Município, além de expressar valores comparando os anos de 2013 e 2014. A queda gradativa em alguns destes impostos (sobretudo o ICMS) foi mais do que comprovada.

“O quê um político não pode fazer é ignorar a realidade simplesmente porque não consegue entender os quadros contábeis. Afirmar que a queda na arrecadação é mentira ou uma ilusão fabricada para justificar cortes é, no mínimo, irresponsabilidade de um político que realmente pense no futuro de seu município. Já disse várias vezes e vou repetir: quando não entenderem alguma coisa, terei satisfação em esclarecer as dúvidas. Mas por favor, em nome da saúde financeira e da estabilidade do seu Município, hajam com responsabilidade, deixando a politicagem de lado”, pediu Eduardo aos parlamentares.

Em pelo menos quatro oportunidades, o especialista fez duras críticas às declarações feitas na imprensa por alguns vereadores que não conhecem a realidade do Município e nem sequer se deram ao trabalho de comparecer à Audiência Pública sobre Orçamento, quando o tema foi abertamente tratado por Alberto no plenário da Câmara. Naquela oportunidade, apenas os parlamentares Ailton Pereira (PV) e Juliana Ferreira (PSDB) acompanharam a Audiência e apresentaram suas primeiras dúvidas.

Antes que a reunião com o prefeito e sua equipe técnica fosse finalizada, o presidente do Legislativo Wagner de Souza Oliveira (Waguinho, PV) fez questão de perguntar pelo menos três vezes aos companheiros presentes se todos haviam entendido as explicações e se ainda tinham alguma dúvida. As respostas recebidas foram consecutivos “nãos”.

OUTROS ASSUNTOS – Conhecendo o porquê da cautela administrativa e adoção de medidas indigestas para a grande maioria da população, os vereadores acabaram se colocando à disposição do prefeito para uma ida em conjunto aos gabinetes de deputados, senadores, secretários de Estado e Ministros com a finalidade de obter recursos para não deixar que a cidade fique desprovida de investimentos necessários. A proposta foi bem recebida por Joni e Paulo Boaventura, que manterão contato com a Câmara afim de agendar as referidas visitas a São Paulo e Brasília.

O vereador Waldomiro Evangelista (PSC), aproveitou o encontro para solicitar que a Administração autorize o pagamento de horas extras para que os trabalhos de preparo do solo e recuperação de estradas rurais sejam intensificados nos poucos períodos sem chuva. “Precisamos ter a patrulha agrícola em pleno funcionamento para aproveitar o tempo limpo”, defendeu o parlamentar. Joni e Paulinho gostaram da sugestão do vereador e podem anunciar medidas neste sentido nos próximos dias.


[Assessoria de Comunicação do Executivo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página