Posto 3M

Posto 3M

segunda-feira, 23 de março de 2015

Deputados voltam a discutir possibilidade de Castilho tornar-se Estância Turística

                                         Foto - Edivaldo Silva/Cortesia
                                         Foto - Edivaldo Silva/Cortesia

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo voltou a discutir nesta segunda quinzena de março a possibilidade de Castilho ingressar no seleto rol de municípios caracterizados como Estância Turística do Estado. Este é o mesmo título outorgado há mais de uma década aos municípios de Ilha Solteira e Pereira Barreto.

O Projeto de Lei nº 217, de 16 de março deste ano, foi apresentado pelo Deputado Mauro Bragato (PSDB), que há tempos desponta como um dos mais importantes parceiros castilhenses na obtenção de recursos estaduais. Na prática, o projeto não concede o título ao município imediatamente, mas o coloca na “fila rápida” dos órgãos estaduais responsáveis por esta avaliação.

AS CHANCES - Difícil afirmar com segurança quais são as chances do município neste processo, porém, apenas cinco dias antes de apresentar o projeto beneficiando Castilho, Bragato teve 06 outras proposituras com a mesma finalidade aprovados na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia. As cidades indicadas nestas propostas foram Florínea, Iepê, Promissão, Rancharia, Salto Grande e Santo Expedito. Os passos seguintes são: conquistar a aprovação da Comissão de Atividades Econômicas (CAE) e, só então, seguir para votação na Ordem do Dia. É aí que os processos costumam emperrar, já que costumeiramente os projetos são colocados em votação no plenário somente após um acordo entre as lideranças partidárias.

Mas é importante destacar que o Projeto indicando Castilho como Estância de Interesse Turístico já recebeu o aval do órgão mais importante no processo de outorga deste título no Estado: o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE).

Argumentos do Deputado em defesa de Castilho
Bragato fez um apanhado geral das principais características e potencialidades que o município possui para pleitear o título tão cobiçado. “Seus recursos naturais e paisagísticos já o transformaram em uma referência turística regional para onde se deslocam populações de diversas regiões do oeste de São Paulo para atividades de lazer. Castilho desfruta de uma posição geográfica singular: local de rara beleza, está localizado às margens do Rio Paraná, na fronteira de São Paulo com o Mato Grosso do Sul”, começa o parlamentar.

Daí então ele passa a destacar a importância do Lago de Jupiá para a pesca e o lazer, reforçando estes apelos com a presença dos rios Aguapeí, Paraná e Tietê, não deixando de mencionar que são estes dois últimos que - através da eclusa da Usina de Jupiá, favorece o transporte fluvial integrando-se à Hidrovia Tietê-Paraná com amplo potencial de trânsito turístico.

O deputado também não deixou ficar fora de seu relatório a existência da Estação de Hidrobiologia e Agricultura, que produz dois milhões de alevinos por ano para repovoamento dos reservatórios do Estado de São Paulo, nem tampouco a Estação de Reflorestamento de Jupiá e sua produção anual de um milhão de mudas, além de sua enorme contribuição para a educação ambiental.

“Transformar Castilho em Município de Interesse Turístico permitirá reconhecer a vocação especial do município para o turismo de lazer. A efetivação desta medida gerará, com o apoio do Estado, um novo ciclo de prosperidade e desenvolvimento regional, respaldado nas potencialidades que o município naturalmente oferece, e permitirá a expansão do desenvolvimento da região Noroeste, gerando emprego e renda que a região tanto necessita, colocando, definitivamente, o município de Castilho no Calendário Turístico Nacional”, finalizou Bragato.

[Assessoria de Comunicação do Executivo]
  Justificativa apresentada pelo deputado elenca recursos naturais e potencial energético do município entre as principais características para concessão do título




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página