Posto 3M

Posto 3M

segunda-feira, 23 de março de 2015

Joni tenta desconto para castilhenses em faculdades da região



Prefeito e a diretora de Educação já estiveram reunidos com quase todos os responsáveis pelas principais instituições de ensino da região


Da esquerda para a direita, estão a dra. Silvia Cristina (Toledo), Hélio Negri (Unip), Pe. Luigi (Salesiano) e Golçalves (AEMS) durante reuniões com Buzachero ocorridas na segunda semana deste mês

Desde o início de março, o prefeito castilhense Joni Marcos Buzachero (PSDB) e a diretora do Departamento Municipal de Educação, Edna de Fátima Antunes, estão se dedicando à tarefa de sensibilizar diretores, secretários e reitores das principais instituições de Ensino de Araçatuba, Andradina e Três Lagoas-MS para concessão de desconto de 25% no valor pago pelos castilhenses que estudam nestas faculdades.

O pedido é direcionado exclusivamente àqueles alunos que ainda não possuem nenhum tipo de bolsa e, se for atendido integralmente, beneficiará diretamente 97 acadêmicos. Num primeiro contato, Joni encaminhou Ofícios a cada uma das Instituições relacionando os alunos e cursos nos quais estão matriculados e explicando as razões de seu pedido. O segundo passo foi o encontro direto, ocorrido no último dia 10 de março nas cidades de Araçatuba e Três Lagoas. Confira abaixo quais foram as faculdades visitadas e quantos podem ser contemplados em cada uma delas


Ficha Técnica
Na UniToledo, o prefeito Joni Buzachero foi recebido pela Pró-Reitora de Graduação, dra. Silvia Cristina de Souza. Atualmente, 10 alunos que não possuem nenhuma ajuda de custo para o pagamento das mensalidades escolares viajam cerca de 260km diariamente para complementar seus estudos na Toledo. O raio-X dos castilhenses nesta universidade revela que o curso preferido por eles é o de Direito: 06 deles estão na lista entregue por Joni à Faculdade com o pedido de auxílio. Para sensibilizar a reitoria, Buzachero lembrou que outros dois estudantes de Direito que atualmente encontram-se na etapa final do curso ainda recebem bolsa da Prefeitura de Castilho. Outro forte argumento apresentado pelo prefeito é o de que a falta de incentivo por parte da faculdade aliada à nova realidade dos alunos que passaram a arcar com 50% do custo do transporte entre as duas cidades, pode contribuir para que os mesmos migrem para instituições de ensino superior instaladas em Andradina e Três Lagoas, municípios estes que não ficam mais do que 40km de distância de Castilho.

O Diretor Hélio Negri foi quem recebeu Buzachero em seu gabinete na Unip. Dados disponibilizados pelo Departamento de Educação da Prefeitura de Castilho revelam que 07 alunos castilhenses que não possuem qualquer tipo de auxílio financeiro, estão estudando nesta universidade atualmente. Além deles, outros dois estudantes ainda integram o rol de bolsistas que continuam a receber o benefício concedido anos atrás. O prefeito castilhense apresentou a Negri os mesmos argumentos usados com Silvia Cristina.

O Padre Luigi Fávero, reitor do UniSalesiano, foi outro visitado por Joni e pela diretora municipal de Educação, Edna de Fátima Antunes, na semana passada. Dentre as faculdades instaladas na cidade de Araçatuba, o Salesiano é a que mais concentra castilhenses atualmente: eles somam 23 alunos divididos em 08 cursos que vão desde a Nutrição até as complexas Engenharias da Computação, Mecatrônica e Mecânica. A faculdade concentra também o maior número de bolsistas remanescentes financiados pela Prefeitura de Castilho: 05.

Aproveitando a agenda apertada de visitas, o prefeito castilhense também esteve reunido com José Luiz Gonçalves, Secretário da Aems, em Três Lagoas-MS. A Associação é, de longe, a faculdade que mais concentra alunos castilhenses na região. De acordo com os números informados pelo setor de Educação da Prefeitura, 34 estudantes sem qualquer tipo de bolsa ou outro auxílio de custo para financiar seus estudos, estão cursando 12 diferentes faculdades na Aems.

Joni ainda não conseguiu reunir-se com Adalberto Bento, presidente da Fundação Educacional de Andradina, mas já encaminhou a ele um Ofício com pedido semelhante ao apresentado nas já mencionadas instituições. A única diferença neste caso específico é o percentual de desconto solicitado pelo prefeito em benefício dos estudantes de cursos técnico-profissionalizantes: 50%. Neste ano, 17 alunos estão neste rol sem qualquer auxílio educacional. Para os 05 outros matriculados nos cursos superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Medicina Veterinária, Agronomia e Educação Física, o pedido de desconto segue o mesmo padrão anterior: 25%.

[Assessoria de Comunicação do Executivo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página