Posto 3M

Posto 3M

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Prefeitura vai dobrar quantidade de caçambas no município



                   Aquisição vai dobrar a capacidade da Prefeitura de atender a população
 Um dos pontos críticos do município está na estrada da “Dezessete”, onde população joga entulhos em qualquer lugar, muitas vezes ignorando a presença da caçamba


Problema principal tem sido a necessidade de deixar caçambas fixas para evitar o depósito irregular de lixo em vários pontos do município

O setor de Licitações da Prefeitura de Castilho marcou para as 09h do próximo dia 28 de abril (terça-feira) um novo pregão eletrônico para compra de outras 20 caçambas estacionárias e um novo poliguindaste.

Com estas aquisições, o Departamento de Obras da Prefeitura passará a contar com um total de 60 caçambas e três poliguindastes, aumentando a capacidade de atender a população e, consequentemente, contribuindo para manutenção da limpeza geral do município.

Das 40 caçambas já adquiridas desde que este novo modelo de coleta organizada foi introduzido no cotidiano do município, 18 são mantidas pelo Departamento de Obras em pontos fixos estratégicos, como bairros ribeirinhos de grande visitação por turistas e pescadores, algumas áreas rurais e localidades onde é preciso haver intervenção da municipalidade para impedir o depósito irregular de entulho e lixo.

COMO FUNCIONA – A chamada “Lei da Caçamba” (Lei Municipal nº 2326) foi aprovada em agosto de 2013 com o objetivo de regulamentar o despejo de entulho de construções e reformas, limpeza dos quintais e demais materiais não coletados pelo serviço de limpeza urbana.

Desde sua implantação, os munícipes foram orientados a requerer uma caçamba junto ao Departamento de Obras da Prefeitura antes que fosse iniciada a retirada de entulho de sua residência. Pelo serviço, o cidadão recolhe uma taxa simbólica de R$ 10,70 na própria Prefeitura e depois dirige-se ao Almoxarifado para agendar a entrega da caçamba que possui capacidade de carga para 3 metros cúbicos de entulho.

Uma opção pra economizar idas e vindas ao Paço Municipal é o morador recolher na Tesouraria da Prefeitura uma quantia maior de caçambas do que vai utilizar de uma vez e programar a entrega das mesmas de acordo com a disponibilidade. “Tudo depende da demanda. Todos os dias, pelo menos 18 caçambas são deixadas nas residências e recolhidas na manhã seguinte. Por isso, nem sempre é possível contar com o serviço sem um agendamento prévio, principalmente durante finais de semana e feriados, sejam estes prolongados ou não”, explica o fiscal de obras Wilson Rosalez da Silva.

A necessidade de manter quase a metade das caçambas já adquiridas pela Prefeitura em alguns pontos fixos para evitar o acúmulo irregular de entulhos em diferentes áreas do município é um dos fatores que impossibilita o pronto atendimento de todos os pedidos feitos diariamente. “Tivemos que dispor uma caçamba fixa em alguns pontos como o início da estrada da Dezessete [que demanda ao bairro Junqueira] porque apesar dos insistentes pedidos da Prefeitura, muitos insistem em depositar lixo ali, de forma irregular e sem se preocupar com a saúde da vizinhança. Se não forem criados pontos de depósito irregular, a quantidade de caçambas disponíveis para atender os moradores aumentará. Só é preciso haver um pouco mais de consciência e colaboração por parte da população”, frisa Wilson Rosalez.

Além de orientar e pedir aos moradores que não criem depósitos irregulares pela cidade (principalmente em terrenos baldios), a Prefeitura tem colocado placas comunicando a proibição de depósito. Porém, este trabalho nem sempre é respeitado pela população, sendo comum, em alguns casos, encontrarmos lixo depositado bem ao lado destas placas.

[Assessoria de Comunicação do Executivo]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página