Posto 3M

Posto 3M

sábado, 15 de agosto de 2015

Jamil consegue liberar recurso para iniciar construção da Central de Distribuição de Alimento



Andradina
Secom/Prefeitura

Em encontro com o coordenador nacional dos programas Terra Forte e Terra Sol, Acácio Zuniga Leite, na sede do Incra em Brasília, nesta quinta-feira (13), o prefeito Jamil Ono (PT), conseguiu a liberação do recurso que permitirá o município a começar construir a Central de Distribuição de Alimentos.
O valor total do repasse federal será de R$ 251,5 mil e na reunião o coordenador nacional entendeu as alegações apresentadas pelo prefeito Jamil com relação à importância de agilizar a obra e anunciou que a primeira parte do recurso será liberada entre segunda e terça-feira da próxima semana.
“A produção de alimentos dentro da agricultura familiar é uma das nossas prioridades e entendemos que Andradina é uma cidade estratégica dentro deste processo já que concentra o maior número de assentamentos federais no Estado de São Paulo e, portanto é um ponto importante no abastecimento”, comentou Zuniga Leite.
Entre as justificativas apresentadas o prefeito Jamil citou a participação da produção de alimentos dentro dos assentamentos como fundamental para continuidade do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), que são distribuídos a entidades e famílias em situação de vulnerabilidade, dentro da própria merenda escolar já que o município faz a aquisição dos produtos dos assentados e também no abastecimento das feiras livres e supermercados não apenas em Andradina, mas no Estado.
“Construir a Central de Distribuição de Alimentos é melhorar ainda mais a logística que interfere diretamente na manutenção da qualidade dos produtos que é um dos pontos fortes da agricultura familiar, já que cada fruta, hortaliças ou legumes são produzidos de maneira totalmente saudável sem o uso demasiado de agrotóxicos”, relatou o prefeito Jamil.
Outro ponto discutido no encontro foi a participação das mulheres neste processo de produção dos alimentos dentro dos assentamentos.
A coordenadora de Políticas para Mulheres do Governo de Andradina, Paola Kotaki, que também participou da reunião, debateu sobre ações que podem ser realizadas no município de incentivar ainda mais as mulheres a participarem do processo.
“Como o próprio nome diz os assentamentos são feitos pela agricultura familiar, portanto com a participação de todos os membros da casa, e exemplos de projetos desenvolvidos pelo próprio Incra nacional apontam que a participação das mulheres é fundamental desde a produção até no ponto de venda que são onde elas mais se destacam”, relatou Paola.
O secretário municipal de Desenvolvimento Agrário, Rosivaldo de Paula, avalia que a Central de Distribuição de Alimentos é uma das principais conquistas do Governo de Andradina dentro da reforma agrária.
“Todo o trabalho desenvolvido dentro da terra só tem resultado se o alimento chegar na mesa do consumidor com qualidade e a Central de Distribuição de Alimento passará a ter um papel fundamental no escoamento, reduzindo o número de perdas e consequentemente aumentando a renda do produtor rural da agricultura familiar”, analisa Rosivaldo.
Na sede nacional do Incra em Brasília, além da coordenadora de Políticas para Mulheres, Paola, o prefeito Jamil também esteve acompanhado do secretário-adjunto da Educação, Henrique Senise, e do coordenador de Políticas Sobre Drogas, Márcio Assuiti.
Contando com a contrapartida do Governo de Andradina, serão investidos um total de R$ 437,8 mil na construção da Central.

Foto - Central de Distribuição de Alimento – Foto: Secom/Prefeitura

Legenda: Jamil se reúne com coordenador nacional dos programas Terra Forte e Terra Sol, Acácio Zuniga Leite, e consegue liberação de recurso 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página